Sobre a Professora


"Considero o Yoga, um caminho maravilhoso
rumo ao SER Integral, simplesmente.”


A 8 de janeiro de 1975, na cidade de Lubango, no país Angola, nasce Kátea Vanessa Miranda Barros. Veio para o Brasil ainda bebê. A família se estabelece em São Paulo, onde foi criada, porém o espírito livre a fez explorar o Brasil e América do Sul, Europa e Ásia, onde fortaleceu ainda mais a experiência da plenitude da vida na prática livre do Yoga. O Yoga é um chamado interno, vem da alma e é própria fonte da vida!A mudança é uma constante a quem busca se aprimorar e tudo isto conflui para novas visões e abordagens para a remodelação da vida e do ser.

Também conhecida como Átma, que significa “alma, a essência, o puro ser”, nome espiritual recebido pelo amado mestre Mooji, da linhagem Jñana Yoga, firmando o caminhar para a consciência mais presente na vivência e percepção do “Quem sou eu”. Um complemento à trajetória espiritual, desde a iniciação de Kriyá Yoga, com o amado mestre Prajñãnanda.

Por mais de um ano viajou pelo Brasil, praticando e estudando yoga com diversos professores, bem como, compartilhando o conhecimento adquirido ministrando aulas em diversas cidades de São Paulo até a Bahia. De lá, passando pelas Chapadas Diamantina e dos Veadeiros, ao chegar em Brasília, aprimorou os estudos com Luceni Bortolato.

Esteve em 2 viagens pela Índia, com duração de quase 1 ano cada, proporcionando maravilhosas vivências num incrível mergulho interior junto à peregrinação pelos locais sagrados e pelos Himalayas, em estudo com professores e mestres de diferentes tradições. A base de estudos filosóficos e práticos da instrutora permeia diferentes metodologias, sofrendo influências dentro das diversas vertentes de Hatha Yoga como: Yoga Integral, Yoga Pré-Clássico, Swásthya Yoga, Ashtanga Vinnyasa Yoga, Iyengar Yoga, Anusara Yoga e Kundaliní Yoga.

Praticante de yoga autodidata desde os 12 anos, recebendo a formação posteriormente com a professora Rosana Ortega e Rogélia Alba e Luceni Bortolato. É graduada em Sistemas da Informação com ênfase em Ánalise de Sistemas pela Universidade Mackenzie, em 1997 (SP).

Professora de yoga certificada pela Aliança do Yoga. Também atua com Massagem Yoga Ayurvêdica e Massagem Thai Yoga, e é mestre de Reiki no sistema Usui. Em complemento ao trabalho com gestantes exerce a função de doula (assistente de parto), formada pelo GAMA (Grupo de apoio à Maternidade Ativa).

Além das aulas regulares também ministrou o curso de formação de instrutores de yoga junto com a professora Ceres Moura, por 3 anos em Brasília. Em 2009, após a primeira viagem pela Índia, de forma independente, retornou a ministrar o curso, com o foco: APROFUNDAR o SER, serviço este que continua a ser compartilhado em Alto Paraíso e Brasília.

Escritora e poeta, autora do livro “Entrelinhas”. Atuando em diversos projetos sociais e voluntários na área de educação com a poesia, a arte e a reciclagem, bem como, em perfomances com o casamento da música, a poesia e a dança, em coreografias de yoga.

Atualmente trabalha na Clínica Veda em Ubatuba, com atendimento de massagem e reiki e como professora de yoga (para crianças, jovens, adultos, gestantes e idosos) e também na Academia Ubatuba Outdoor Fitness, além de atender em hotéis, pousadas e residências.

Por meio do yoga e da meditação, Átma Kátea percebe que todos os ensinamentos da vida a conduzem a aprimorar o ser como essência do que É. Vivenciar o yoga na vida é possibilitar a oportunidade de aprender a deixar a estrela interior brilhar e, ao passar o conhecimento adiante, permitir que essa luz acenda outras luzes.
"Viemos da Infinidade,
vivemos na Infinidade
e voltaremos à Infinidade"



Tudo comeca no AMOR.
Tudo se preserva no AMOR.
Tudo retorna ao AMOR.

Apoiadores